segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Passaram Mais de 10 Anos e o Censo Demográfico Está de Volta

Saiba o que é o Censo Demográfico, para que serve, as novidades para esse Censo e os desafios do recenseador.




O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou, no último 1° de agosto, o Censo Demográfico 2010, que tem como intuito, além de contar o número de habitantes nos municípios brasileiros, obter informações como número de homens, mulheres, crianças, idosos e condições de sua sobrevivência. Para o censo, foram contratados mais de 200 mil recenseadores que vão às residências para coletar essas informações.

O Censo Demográfico acontece de dez em dez anos e a estimativa populacional brasileira para esse ano é de 190 milhões de habitantes, sendo que o primeiro Censo, realizado em 1872, a estimativa era de 10 milhões. Já para o município de Frutal, foram contratados cerca de 60 recenseadores através de Concurso Público, realizado pelo IBGE. Eles tiveram um treinamento de 40 horas com seus supervisores. A média de idade das pessoas contratadas no município é de 19 a 25 anos. Tamires Causin, agente censitária supervisora, afirma que é esperado o número de 55 mil habitantes para a cidade de Frutal.

Uma novidade neste Censo 2010, é o uso do computador de mão, que facilitou o trabalho do recenseador na coleta de dados e a transmissão das informações para o computador. A recenseadora Thaís Fernandes garante que o uso da tecnologia não é difícil, porém é necessário ficar atento para não cometer erros. Outros recenseadores já tiveram mais dificuldade com a tecnologia.

Um grande desafio do recenseador é quando ele vai até a residência dos moradores. Cristina Nogueira disse: “Em bairros de classe média, somos mais bem recebidos do que no de classe alta”. Simpatia ou não, toda a população tem que responder as perguntas que o recenseador faz. Em caso de recusa do morador em receber o recenseador, o mesmo poderá chamar o seu Supervisor para uma segunda tentativa. Caso isso não ocorra, o recenseador poderá chamar a polícia militar.

Até novembro, recenseadores vão visitar as residências para coletar as informações básicas para fazer com que os municípios tenham uma renda melhor, para que assim, toda a população, possa ter mais qualidade de vida.

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações